Afinal, como empreender?
Esse tem sido um dos maiores desafios de todos que necessitam tomar uma ação e desejam mudar de vida, mas sempre se deparam com o “como” fazer isso.
Por isso, elaboramos a lista a seguir:
1- Você deseja empreender por necessidade ou há um planejamento para isso?
2- Possui capital próprio para iniciar o empreendimento ou necessita de recursos?
3- Conhece o mercado que está se inserindo ou possui um sócio ou colaborador que conhece?
4- Tem algum conhecimento de administração?
5- Possui um modelo de negócio desenhado?
6- Sabe qual público pretende atender com as soluções da sua empresa?
7- Pessoalmente, você está bem resolvido?
A lista acima não foi formatada com Chat GPT, nem qualquer outra inteligência artificial.
É fruto de anos observando e acompanhando empreendedores de todos os portes em todas as cidades.
E o que essas pergunta tem a ver com a minha ideia de empreender? Elas possuem chaves que mostram onde são os pontos que você deve ter atenção. Na maioria das vezes queremos respostas e acreditamos que temos a melhor ideia e solução para uma demanda que identificamos.
Entendi, mas como empreender?
Com as respostas à aquelas perguntas, pense como quais seriam seus principais desafios e trate seu empreendimento como um organismo vivo, mudando e se adaptando à medida que vai se desenvolvendo. Ok, mas e agora? Nossa sugestão é rodar uma ferramenta que valida pontos importantes. Ela é o business model canvas (BMC) e segue abaixo:
Infraestrutura
Atividades principais:
- Relacione as atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente, ou seja, atividades que não podem deixar de acontecer que podem ser questão de produção ou de resolução de problemas, por exemplo.
Parcerias principais:
- Identifique quais fornecedores e parceiros precisará para a realização da sua proposta. São essas relações que permitem que o negócio se desenvolva de forma mais econômica e otimizada, contribuindo na redução de custos e aumentando sua competitividade no mercado.
Recursos principais:
- Relacione todos os ativos necessários para realizar sua proposta de valor, considerando os custos físicos/estruturais, quanto intelectuais como recursos humanos.
Oferta
Proposta de valor:
Defina qual é a oferta que irá oferecer para o seu cliente. Qual o problema que irá resolver e se esta solução será atraente a ponto de levar as pessoas a escolherem o seu produto ou serviço.
Clientes (quem?)
Segmento de clientes:
Defina qual o seu nicho de mercado. Pense qual é o perfil dos seus clientes, onde eles estão, quais necessidades têm em comum. Aqui vem a definição do seu público-alvo.
Canais:
Qual o caminho a sua empresa chegará no seu cliente, como será a comunicação e a entrega de valor. Como será a interação do consumidor com seu negócio? Pensar nos canais de comunicação, como desenvolverá o seu marketing, como será sua distribuição e formas de vendas.
Relacionamento com o cliente:
como sua empresa vai conquistar e reter clientes. Manter um bom relacionamento com clientes é fundamental para sua empresa e para isso existem estratégias a serem estabelecidas, visando diferencial no mercado pelo atendimento e não por preços.
Finanças
Estrutura de custos:
Identifique todos os gastos para operacionalizar o seu negócio, sendo os custos fixos e variáveis, sejam eles com canais, recursos, parcerias e atividades. Com esta estrutura bem definida você conseguirá definir qual será a sua proposta de entrega final ao cliente (menor preço, maior qualidade, experiência, etc.).
Fontes de receitas:
Defina como e quanto seus clientes vão pagar pelo seu produto ou serviço, por isso que ter a estrutura de custos bem definida o ajudará a definir estes detalhes tão importantes e definir o sucesso do seu negócio.
Já empreende e precisa de ajuda ou deseja empreender?
Faça agora mesmo uma consultoria empresarial e mude o destino da sua empresa.
Está em dificuldades? Deseja empreender e não sabe por onde começar?
Conte conosco! Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp



