Publicado em: 20/08/25 às 16h

Aplique a IA de forma prática e rápida no seu Negócio

Há meses venho pensando e analisando sobre como aplicar a IA de maneira rápida e prática. Uma forma que verdadeiramente faça sentido para as empresas que necessitam aplicar, mas que não possuem entendimento sobre como iniciar.

  • Percorrendo o estado do RS com o Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD) pelo Conselho Regional da Administração do RS (CRARS) em palestras com o tema “IA nos Negócios” e conversando com inúmeros professores, alunos e demais colegas administradores percebi um desafio que constantemente deixava todos preocupados. Como auxiliar a implementação da IA?
  • Eu pensava: “Preciso auxiliar as pessoas a iniciar com a IA dentro das suas empresas”. Mas não desejava que isso fosse através de consultorias caras e longas, mas de uma forma sistêmica e processual.

Considerando tudo isso, e tendo em vista a notícia na qual as ações de tecnologia americanas despencaram, impactadas por uma onda de preocupação sobre um exagero do entusiasmo com a inteligência artificial em Wall Street (Ações de tecnologia dos EUA caem com temor sobre IA - 19/08/2025 - Mercado - Folha). Além disso, diferente de hoje, entre 1970 e 1990 vivemos o inverno da IA, momento em que houve uma queda no interesse e no investimento na área, resultando em um impacto negativo significativo para o avanço da inteligência artificial.

Foi aí que pensei: utilizo há muitos anos o Business Model Canvas, uma ferramenta muito prática e autoexplicativa, tanto que é utilizada no dia a dia por quem necessita iniciar ou até mesmo revisar o modelo de negócio de uma empresa que já está em andamento.
Vivenciando o problema de uma maneira tão intensa e analisando o cenário diante das dúvidas nas palestras, pensei: por que não sistematizar algo que hoje é uma necessidade e colocar tudo isso em um passo a passo que ajude a todos?

Diante disso, inicie dando passos mais simples nas palestras e mostrando como iniciar com a IA nos negócios:
1- Comece pelas tarefas repetitivas
2- Utilize uma plataforma pronta
3- Faça um projeto piloto
4- Conecte as ações às metas do negócio

E eu realmente acredito que esse passo a passo é muito efetivo e pode solucionar boa parte dos desafios dos empreendedores que possuam conhecimento em administração e processos gerenciais. Mas, não é só isso: era necessário empoderar a todos e mostrar que a IA pode, também, ser utilizada nas tarefas pessoais e nos negócios, de maneira sistêmica.

Para isso, comecei a esboçar um CANVAS IA. Pensando nessa tarefa, veio-me à mente uma pessoa que leciona e atua na área de estratégia em empresas e organizações de diferentes portes: o Prof. Dr. Jefferson Monticelli. Foi em parceria com ele que chegamos à estrutura que apresento a vocês: um Canvas modular, que traz a visão processual da sua implementação.
1- Oportunidades para IA (Onde)
2- Envolvidos (Quem)
3- Investimentos (Quanto)
4- Ferramentas (Quais)
5- Piloto (Como)
6- Metas (O quê)


Todos eles se interligam e geram um fluxo de interação entre eles.

Seguem abaixo as etapas do Canvas IA e a descrição de cada uma delas. Para preenchê-lo, indicamos que preencha da esquerda para a direita, de forma linear, para que o fluxo aconteça conforme idealizado.


1- Oportunidades para IA: Desenhe o macroprocesso da sua empresa e liste os processos que podem ser otimizados. Depois, escolha um para iniciar. Tarefas repetitivas, análise de dados, geração de imagens, criação de documentos e criação de conteúdo: tudo isso são boas oportunidades. Ex: No DP, a seleção de currículos consome muito tempo das recrutadoras.


2- Envolvidos: Pessoas que estarão à frente do processo. Quem serão as pessoas na empresa que irão participar deste processo? Quem será o responsável por buscar oportunidades para IA? Quem será o líder do processo e quem vai contribuir com ele? Ex: gerentes de tecnologia, comercial e administrativo.


3- Orçamento: Defina o valor total de investimento para implementação da IA. Quais recursos financeiros você possui para testar a inteligência artificial no seu negócio? Valor fixo ou mensal? Ex: R$ 5 mil mensais.


4- Ferramentas: Nossa sugestão é analisar cuidadosamente ferramentas que possam ser utilizadas gratuitamente, ou, até mesmo, inicialmente de forma gratuita, para que haja um momento de testagem. No site: https://aifindy.com/ você encontra inúmeras ferramentas prontas. Ex: Utilização da plataforma Gupy para seleção de currículos.


5- Piloto: Realizar um teste é importantíssimo, principalmente para validação da hipótese e da oportunidade de implementação. Para que ele aconteça, é necessário ter responsáveis pelas etapas, uma oportunidade clara e a ferramenta que auxiliará no processo. Com o processo definido e a ferramenta escolhida, realize o piloto. Ex: Criação de uma vaga na plataforma para teste e compreensão das possibilidades.


6- Metas: Estabeleça uma meta para a IA, na qual ela seja responsável pela entrega. Com todas as etapas anteriores solucionadas, e com o piloto implementado, torna-se fundamental a definição de metas claras. Ex: Selecionar currículos em até 30 minutos.


O fluxo entre as etapas é contínuo e dinâmico. Logo, deverá ser revisto caso as metas não sejam alcançadas. Ou seja, quando o fluxo for finalizado no Canvas IA e a meta não for atingida, você deverá retornar para as oportunidades de IA.


Caso sejam rodadas inúmeras tentativas de implementação da I.A. dentro do Canvas, e elas não obtiverem sucesso, recomendamos que revise a oportunidade de IA mais a fundo e verifique se realmente é uma oportunidade e uma inovação, ou apenas uma invenção que não trará resultado real para sua empresa.

Quer começar a usar o Canvas IA?